Irlanda e Irlanda do Norte em 3 dias, um roteiro mega, super apertado, mas possível!
17.03.2016
Viajamos da Inglaterra para Dublin na Irlanda no dia 6 de setembro de 2015 com um daqueles voos que ocorrem bem cedinho e que dizem ser mais baratos, mas com a nossa moeda super desvalorizada nada fica barato pra gente, por isso, podemos utilizar o velho ditado popular - o barato sai caro! Como era muito cedo, fomos de táxi ao aeroporto que estava lotado. O voo saiu dentro do horário e ao chegarmos em Dublin usamos um desses ônibus que saem da porta do aeroporto e levam para a cidade. Em nosso caso, havia uma parada em frente do nosso hotel, "My Place Dublin Hotel". Ainda na parte da manhã, saímos para conhecer a cidade e aproveitar o dia, pois tínhamos apenas 3 dias e nosso roteiro foi o seguinte:
Dia 1 – Conhecendo a cidade de Dublin
Manhã
Castelo de Dublin

Church of Most Holy Trinity (Castelo de Dublin)

Record Tower (Castelo de Dublin)

Castelo de Dublin |não se parece em nada com os castelos de contos de princesa ou mesmo com os que vemos nas histórias de cavalaria, talvez seja por conta das invasões ou até mesmo das guerras que fizeram que grande parte fosse reconstruída, restando pouca coisa da estrutura original do século XIII, como a Record Tower e a Powder Tower. De qualquer forma ainda é possível ver muita beleza em sua estrutura, e como conhecemos muitos castelos pelo mundo, apreciamos a beleza deste somente por fora, vendo de um lado a fachada da igreja, do outro os escritórios governamentais e no meio uma entrada para o Upper Yard, o pátio do Castelo, onde as crianças se divertiram correndo.
Christ Church e Dublinia

A igreja é ligada por uma ponte ao Museu Dublinia, que conta a história de Dublin no período dos Vikings.
Bairro Temple Bar


Bairro Temple Bar |este bairro possui o nome de William Temple, antigo dono das terras no século XVII, e Bar se refere a uma calçada à beira de um rio, a combinação destes dois nomes deu origem ao Temple Bar, um lugar cheio de vida, animado pelo povo local que atrai muitos turistas procurando os bares, restaurantes, lojas e galerias. Porém, este lugar nem sempre foi assim, em 1960, deveria ter ocorrido um plano de reurbanização devido ao declínio do local, como não houve, o local foi tomado por artistas e comerciantes.
The Temple Bar

The Temple Bar |o bar fica no bairro Templo Bar, e é claro que você irá ver vários comércios com este nome, mas o original, o top, é o da foto acima. Visite o agradável lugar! Veja mais aqui.
Tarde
Trinity College

Após almoçarmos em um restaurante italiano na O'Conell Street fomos até a Trinity College, a universidade mais famosa da Irlanda, fundada em 1592 pela rainha Elizabeth I. Na entrada há duas estátuas famosas, Oliver Goldsmith (dramaturgo) e Edmund Burke (cientista). Uma das grandes atrações culturais de Dublin é o Livro de Kells, que fica na Biblioteca, um verdadeiro tesouro que contém os quatro Evangelhos em latim escrito por monges celtas por fora do ano 800 AD. Próximo a Berkeley Library tem este globo da foto acima, conhecido como "Sphere witihin a Sphere" , ou seja, "Esfera dentro da Esfera" do italiano Arnaldo Pomodoro. O interessante é que esta obra pode ser vista em diversas partes do mundo. No centro da praça há um lindo campanário que abriga o sino da universidade. Nos fundos você irá ver um prédio de tijolos vermelhos, a construção mais antiga do local.
Grafton Street


É nesta rua que se situa as lojas das marcas mais conceituadas, uma famosa sorveteria, muitos artistas de rua, pubs, a estátua de Molly Malone (personagem folclórica irlandesa) e uma loja da Disney com personagens em tamanhos gigantes que as crianças e até mesmo nós adoramos ver.
Parque St. Stephen's Green

Em um dos extremos da Grafton Street está o parque St. Stephen's Green, com uma grande extensão de área verde, este parque é muito procurado no verão pelos turistas e irlandeses que vão tomar banho de sol. Veja mais aqui.
Praça Merrion Square

Merrion Square | uma das maiores praças georgianas de Dublin, famosa por abrigar à sua volta mansões com portas pintadas de cores fortes, e por estar próximo ao Museu de História Natural e da Galeria Nacional. Veja mais aqui.
Noite

Jantamos no Eddie Rocket's, uma lanchonete tradicional de Dublin. Gostamos tanto que voltamos no dia seguinte para podermos experimentar o delicioso cachorro quente que servem, para mim é o melhor do mundo! Enquanto esperamos o pedido, as crianças se distraiam pintando os desenhos que receberam da lanchonete e no finalzinho cada uma ganhou uma carteira.
Dia 2 – Tour para a Irlanda do Norte (excursão pela Paddiwagon)
Dark Hedges

Dark Hedges | a alameda de árvores mais bela do mundo (pelo menos é o que diz uma placa no local) são lindas árvores enfileiradas produzindo um cenário natural belíssimo, plantadas em 1750 pela família Stuart, justamente para impressionar os visitantes da mansão Gracehill House, esse cenário é tão belo que foi escolhido para uma das cenas da série Game of Thrones, tornando o local turístico.
Carrick-a-rede

Carrick-a-rede | nome dado a uma centenária ponte suspensa que liga o continente à uma ilha de pescadores que abandonaram o local por causa da imigração dos peixes. Hoje o local atrai muitos turistas pela sua beleza natural. Veja mais aqui.

Uma breve parada para avistar as ruínas do castelo ao longe.

Giant's Causeway | formações rochosas moldadas devido a uma erupção vulcânica que proporcionou este formato devido às condições do local. Muitas explicações há sobre Giant's Causeway. Veja mais aqui.

Belfast | capital da Irlanda do Norte foi nossa última parada neste roteiro. O ônibus após circular pela cidade nos deixou ao lado da prefeitura e o guia nos deu somente uma hora para passear. Como sugestão, indicou um shopping que possui uma cúpula de vidro no teto de onde se pode ver todos os principais pontos turísticos da cidade que são indicados no vidro da cúpula.
Dia 3 – Conhecendo o que faltou de Dublin
No último dia deixamos para conhecer o mercadão da cidade, o Phoenix Park (acabamos visitando o zoológico) e fazer compras na O'Connell Street, e seguiu assim.

O'Connell Street | apesar de pequena é a rua mais importante de Dublin e uma das mais largas, no meio está o Spire, um imenso obelisco que é possível ver ao longe, símbolo da esperança de um novo milênio. Nesta rua está a construção mais bonita e importante na história de Dublin, a Agência Central de Correio, e entre muitos monumentos e estátuas o mais importante é o Monumento a Daniel O'Connell, o libertador, que lutou pelos direitos católicos.
Mercadão | quando ouço falar em mercadão imagino uma grande construção que vende as principais frutas, verduras e alimentos típicos da região e quando vi no mapa "mercadão", logo quis conhecer este local, porém não era nada do que eu imaginava, somente um local de abastecimento de frutas e verduras, todas empacotadinhas. Então, não se deixe enganar, não vá!!!

Phoenix Park | é maior que o Central Park de Nova York, possui várias atrações e monumentos famosos, é tão grande que o zoológico da cidade fica dentro dele e se você quer conhecer melhor, alugue uma bicicleta para percorrer parte dele, ou visite o zoológico como fizemos. Veja mais aqui.
Tarde
Na tarde do terceiro dia voltamos para a O' Connell Street a fim de conseguir uma boa bagatela nas lojas e shoppings do local, pois as grifes das lojas da Merrion Square não cabiam em nosso bolso!!! As melhores lojas para se comprar ficam na travessa da O'Connell com o Spire.
Depois de pegarmos nossas malas no hotel, pegamos novamente um dos ônibus que faz a rota para o aeroporto, uma opção cômoda mesmo estando com crianças e mais barato também. O voo de Dublin para a Inglaterra foi tranquilo e ao chegarmos estava lá o táxi para nos levar de volta.
Entenda nosso roteiro
Fizemos um roteiro curto pela Irlanda porque queríamos aproveitar nossa estada na Inglaterra e a Irlanda era o único lugar que faz parte do Reino Unido que não conhecíamos, e o incluímos nos 3 dias livres que tivemos. Então, se você tiver um roteiro apertado veja que é possível conhecer um país em 3 dias, porém é preciso selecionar os locais que gostaria de visitar com mais tempo, no nosso caso como você pôde ver no dia 1, nós passamos pelos locais e conhecemos somente por fora, não entramos em nenhum lugar por saber que nosso roteiro era apertado e após visitar muitos castelos , museus e igrejas pelo mundo, decidimos que nessa viagem aproveitaríamos a natureza, então se é uma de suas primeiras ou a primeira viagem, indico que entre na igreja, conheça o castelo e veja o livro na Universidade, mas não esqueça das crianças e que elas cansam, então não deixe para visitar dois ambientes no mesmo dia, conheça um museu pela manhã e vá a tarde a um parque, para que as crianças corram livres e gastem suas energias.
O país é fantástico, o clima muito maluco, mas pegamos dias agradáveis a ponto de ouvir um dos muitos brasileiros que ali vive dizendo que queria montar um piscininha de plástico para aproveitar o dia. Tive impressões agradáveis e voltaria para passar mais dias, mesmo que a próxima oportunidade me oferecer outro roteiro de 3 dias pela Irlanda!
Abaixo estão links par outros posts desta viagem.
Conheça a história de Saint Patrick e porque "O Festival de Patrick" é tão celebrado na Irlanda
Inaugurado em 1831 o zoológico de Dublin é um dos mais antigos do mundo
Giant's Causeway - a Calçada do Gigante | Irlanda do Norte
Ponte de Cordas | Carrick-a-Rede, um dos lugares mais fabulosos para se visitar na Irlanda do Norte
Conheça o bairro Temple Bar e Dublin e o mais famoso pub da Irlanda
3 Parques para se visitar em Dublin | Irlanda
May 11, 2017